©2019 by RABBIT HOLE STRATEGY

  • Diana Costa

TAILWIND – Um Tutorial Simples Para Começar a Crescer No Pinterest

Se você está começando no marketing digital, já deve ter percebido e até se sentido completamente perdida com a quantidade de informação desencontrada sobre as melhores formas de empreender na internet. Mas se você chegou até aqui, é muito provável que você já esteja começando a usar o Pinterest, seja para promover seu próprio negócio, ou para promover seus produtos como afiliado.


O Pinterest é provavelmente a ferramenta de marketing mais subestimada dentre todas as outras. Pela característica social da plataforma, as pessoas normalmente pensam no Pinterest como uma rede social, quando ele é – na verdade – uma ferramenta visual de buscas. Mas Diana, qual é a diferença?


A diferença é que o objetivo principal do Pinterest não é gerar interações ou começar uma conversa como no Facebook ou no Instagram. O objetivo do Pinterest é literalmente abrir portas de tráfego para onde quer que você queira. Essas portas podem se abrir para o seu blog, seu canal do Youtube, seu grupo ou página no Facebook, seu Instagram ou sua página de vendas. O céu é o limite! Enquanto no Instagram você pode ter um link na biografia (e o swipe up se você tiver mais de 10 mil seguidores), no Pinterest você pode ter literalmente centenas de links diferentes, abrindo portas e dirigindo tráfego gratuito para onde você quiser!


Agora, independente do como você chegou aqui ou de quais portas você quer abrir, o nosso objetivo hoje é te ajudar a usar essa ferramenta incrível sem gastar muito tempo.


Se você já me acompanha, sabe que eu sou árdua defensora de “pinar” pelo menos 20 vezes por dia uma mescla saudável entre seu próprio conteúdo e o conteúdo de outras pessoas. Mas se eu for criar todo esse conteúdo e manualmente inseri-lo no Pinterest, isso vai me levar de 8 a 10hrs semanais e eu não tenho esse tempo disponível! E você também não!


Então, avalie quanto vale a sua “hora” e quanto o Pinterest está te trazendo, e se pergunte: meus retornos com o Pinterest estão valendo as 8-10hrs semanais que precisarei dedicar a ele?


Se a resposta for “não”, continua aqui comigo que eu vou te ensinar o passo a passo para usar essa ferramenta que sem exagero mudou a minha vida – de 0 a mais de 300 mil vizualizações mensais!


O Tailwind é uma ferramenta de otimização do Pinterest. O que significa isso? Que ela te permite não apenas economizar tempo e distribuir seus pins ao longo do dia nas melhores horas possíveis, mas ela também te permite interagir com outros estrategistas do Pinterest através do Taiwlind Tribes que é como se fosse um grupinho onde as pessoas compartilham os pins umas das outras para se ajudar e também ter mais conteúdo para compartilhar com sua própria audiência. Em um futuro próximo vou compartilhar mais detalhes sobre o Tailwind Tribes.


PASSO 1


Se inscreva no Tailwind. Você ganha um mês grátis e 200 pins para testar, então mesmo que você não queira fechar com eles, ainda vale a pena ganhar um mês grátis e fazer os 200 posts!


Fazer a inscrição é super simples, você nem precisa colocar seu cartão de crédito.


Seu painel do Tailwind é onde você pode ver seus detalhes de performance. Você pode avaliar os Pins que receberam mais “repins”, quantos novos seguidores você recebeu e quantos pins foram publicados com o seu domínio registrado!


PASSO 2


Instale a extensão do Google Chrome para o Tailwind. É facinho e essa ferramentazinha é o pulo do gato pra economizar o tempo.



Olha só o que acontece depois que você instala a extensão: você pode só passar o cursor em cima de qualquer imagem do Pinterest (ou qualquer outro site) e a logo do Tailwind já aparece. Quando aparecer, você clica e o pin já é colocado na sua lista de rascunhos!



Recomendo que você coloque o Pin escolhido na sua seção de rascunhos – ou “drafts”. A vantagem disso é você poder fazer uma busca por um assunto específico e selecionar 10 ou 15 pins e adicioná-los aos seus rascunhos, e depois distribuir e mesclar com os seus próprios pins.



PASSO 3


Prepare seu conteúdo. Para economizar tempo, eu gosto de sentar uma vez por mês e criar todos os meus pins de uma vez só, para todo o conteúdo que eu tenho planejado. Normalmente crio 5 a 7 imagens por blog post, mais 5 imagens para cada uma das minhas páginas de captura, três ou 4 infográficos usando as informações dos posts e mais 50 frases motivacionais que compartilho com minha audiência. Tenho uma listinha bem simplificada de como criar seu conteúdo de uma sentada só em 10hrs! E outro presentinho que eu tenho pra você são oito templates bem fáceis de usar!


Você pode inserir todos os pins que você criou clicando em “Create New Pin”. Depois de selecionar os pins de outras pessoas e fazer o upload dos seus próprios, você vai vê-los todos juntos. Aí você vai ter a oportunidade de adicionar links para os seus pins, descrições com palavras chave e hashtags e escolher as pastas onde você gostaria de postar cada pin. É muito importante que você não mude os links dos pins de outras pessoas, já que isso é uma violação séria dos termos de uso da plataforma, mas você pode e deve editar as descrições para que elas estejam de acordo com as palavras-chave que são relevantes para o seu negócio.



PASSO 4


Salve seu progresso no botão “Save changes” na barra inferior, e vá até a seção “Your Schedule”, como demonstrado abaixo. É aí que você vai determinar quantos pins você vai postar por dia. Se você está começando do 0, eu recomendo de 15 a 20 pins por dia no máximo para não arriscar parecer spam. Mas à medida que que você vai progredindo, pode ir aumentando.



E é isso! Viu como é fácil de usar?


Agora, não é só isso! Agendar posts para toda a semana é uma das coisas que certamente vai contribuir para  o seu crescimento mas há várias outras estratégias que vão te permitir chegar a 1 milhão de visualizações mensais!


Fique ligada aqui no blog! Estarei dando mais dicas nas próximas semanas!


*Esse post - apesar de uma recomendação genuína de um produto que eu comprei e usei - contém link de afiliação e vou receber uma comissão se você optar por comprar usando o meu link.

5 visualizações