• Vanessa Bezerra

Engagement Pods: Um dos Segredos Da Viralidade

Gerenciar e manter contas em redes sociais como o Instagram pode ser um desafio quando há tantas novas contas surgindo todos os dias e tanto conteúdo competindo com o que você tem pra oferecer.


Como fazer com que seu conteúdo seja visto e considerado útil?


A forma mais tradicional é engajar suas contas com os posts de outras empresas e usuários que tenham relação com seu nicho ou assunto, mas esse trabalho pode ser difícil e infrutífero, já que é feito de forma orgânica e natural com posts e comentários, o que pode consumir muito tempo, embora seja considerada a forma ideal de engajar com o público. A relevância dos posts - que rege quem verá o conteúdo - é determinada por um algoritmo - uma série de regrinhas "misteriosas" de coisas que você faz (ou não faz) que mostram à plataforma que o seu post é relevante e merece mais atenção.


Mas como funciona o algoritmo do Instagram?


Assim que um post é feito, ele é disponibilizado para uma pequena parte de seus seguidores. Baseado em como é sua performance nesse grupo, pesando curtidas, comentários, vezes que o post foi salvo e enviado via dm, o Instagram começa a dar uma “nota” para sua postagem, fazendo ela ser mais ou menos vista nas pesquisas e no feed de pessoas que te seguem e ele começa a ser disponibilizado para mais pessoas. O algoritmo serve para mostrar aos usuários apenas conteúdos relevantes e interessantes baseados nas preferências de cada um.


Um conteúdo visto como altamente relevante pela plataforma, vai figurar na página "Explore" onde a mágica da viralidade acontece.



Página "Explore"


Esta página maravilhosa é onde o seu conteúdo aparece junto a outros conteúdos que a plataforma considera relevante, para que novos usuários que estão fora do seu âmbito de alcance (sua audiência e o público das hashtags que você escolheu). Há diversos elementos que interferem com a viralidade de um post (qualidade e potencial viral do conteúdo em si, hashtags utilizadas, geotag, horário ideal da postagem, etc) mas o elemento que mais influencia a sua capacidade de "cair" na página Explore são as interações que acontecem uma hora após você fazer o post.


Sendo assim, alguns estrategistas começaram “comunidades” que se ajudam a promover seus posts, comentando e aumentando o engajamento deles logo após a postagem em troca de mais engajamento para suas próprias páginas.



Estes são chamados Engagement Pods ou Grupos de Interação.


O que são Engagement Pods?


São grupos de produtores de conteúdo que se unem para aumentar o engajamento de suas páginas, comentando, curtindo e compartilhando os posts uns dos outros. O Instagram por exemplo, condena essa prática como forma principal de engajamento por não ser "orgânico" e não trazer muitos benefícios para os usuários, mas não é proibido.


Esses grupos de produtores ou curadores de conteúdo geralmente são contas que possuem um nicho em comum, o que ajuda a atribuir autoridade ao post para a atração de usuários relevantes para a postagem e eles são uma forma muito sagaz de conseguir aquela onda de engajamento na primeira hora da postagem para te ajudar a "cair" na página Explore.


Como os Pods Funcionam?


Há diversas configurações de pods e você pode encontrá-los em diferentes plataformas (no Whatsapp, no Facebook, dentro do próprio Instagram Messenger e através do aplicativo Telegram). Muitos grupos funcionam com um mínimo de interações imediatas - você comenta os 5 ou 10 últimos posts compartilhados no grupo e as próximas 5 ou 10 pessoas vão interagir com o seu post. Outros grupos dão um período maior para as interações, normalmente no Facebook).


Num mundo ideal, cada participante de um Pod faria engajamento para todas as páginas participantes e em troca, teria a participação de todos os participantes em sua página, mas nem sempre as pessoas participam de forma adequada, querendo mais serem ajudados sem dar nada em troca. Qualquer que seja a estratégia, lembre-se de não ser Spam ou o que eles chamam "leech" ou "sangue-suga" - aquela pessoa que só quer benefício para si mas negligencia sua própria contribuição.


Então, para crescer em visibilidade e qualidade dentro da plataforma, é necessário que se faça notar de forma orgânica e natural, como se fosse um amigo interagindo com o conteúdo de outro amigo, com comentários que realmente sejam relevantes ao post.


Como participar de um Pod?


Os Pods são comunidades e, como tais, você deve ser convidado a participar ou deve seguir um link para fazer parte. Cada grupo tem suas regras e você deve estar ciente delas, pois podem não estar de acordo com o que você precisa ou podem exigir muito mais do seu tempo do que retribuir para sua página. Você pode também encontrar 10 a 20 contas similares à sua em conteúdo e tamanho e propor a elas criar um grupo - essa é a forma mais efetiva de criar e manter grupos ativos!


Outra opção é buscar por grupos. Nos mecanismos de busca de grupos de whatsapp (como o GruposDeZap, por exemplo) você pode buscar grupos mais atuais e gratuitos que podem estar aceitando novos membros.


Algo importante a se lembrar é que você pode não estar pagando com dinheiro pelo engajamento, mas estará pagando com seu tempo de engajamento com os outros participantes e seu tempo poderia ser melhor aproveitado apenas gerando conteúdo para sua própria página, usando a estratégia 1,80, por exemplo.


Um Pod com 20 pessoas pode gerar uma boa base de engajamento para sua página se forem escritos sempre comentários de qualidade, de forma natural, mas em relação a número de likes, por exemplo, um grupo de 20 pode ser muito pouco para ter alguma diferença palpável.


Como mensurar o retorno dos Engagement Pods?


É difícil saber ao certo a porcentagem de engajamento que se consegue através dos Pods, pois não há diferença entre as interações orgânicas e aquelas que vêm de Pods, mas é possível ter alguma ideia.


A forma mais eficaz de enxergar a diferença que fazem os Pods para uma de suas publicações é fazer a postagem e monitorá-la por 5 minutos e aí compartilhá-la para os Pods, assim você consegue saber a quantidade de interação que a postagem teve nos primeiros minutos e depois.


Cair na página Explore é - provavelmente - a forma mais efetiva de observar a eficácia dessa estratégia. Afinal - o intuito não é "fraudar" um falso nível de engajamento, mas o de potencializar e impulsionar o alcance do post. Ou seja, se o post é um conteúdo de alta qualidade, ele vai performar bem. Se não for, vai flopar.



Quando é importante ter engajamento?


É essencial que o engajamento do seu post comece imediatamente após a postagem, já que o Instagram está medindo a qualidade e relevância do seu post desde o momento em que foi postado. Quanto mais rápido você conseguir interações, mais relevante o algoritmo vai achar seu conteúdo e mais pessoas terão acesso a ele.


Assim como toda estratégia de marketing, é necessário que você avalie as necessidades da sua marca e como seu público interage melhor com sua página. Às vezes uma abordagem mais natural e pessoal pode gerar mais interação do que simplesmente deixar um comentário sem profundidade ou relevância.


Se você puder implementar várias estratégias, como as que são publicadas aqui no Rabbit Hole, você terá muito mais retorno tanto em visibilidade quanto em interação com seus seguidores atuais e potenciais.


Você faz parte de um Engagement Pod? Compartilhe sua experiência!

575 visualizações

©2019 by RABBIT HOLE STRATEGY